Papo de jacaré

Se você já visitou a Lagoa de Marapendi, provavelmente tenha visto uma das estrelas do local: os jacarés. Eles gostam bastante de dar o ar da graça, embora não sejam assim tão simpáticos. Infelizmente, muitas pessoas costumam alimentar de forma errada os animais. Os jacarés-de-papo-amarelo são comuns em mangues e acabaram recebendo este nome, pois no período de acasalamento entre agosto e janeiro, o papo fica amarelado. Sobre o destaque destes animais na natureza, o biólogo Vinicius Thees nos conta um pouco mais sobre a relação com os moradores próximos.

"Os jacarés são uma das estrelas da Lagoa de Marapendi, pois toda a flora e fauna local devem ser muito valorizadas. Por ser um réptil de grande porte e extremamente resistente, é um dos destaques da região e por isso são amados e odiados por alguns moradores. Diversos animais já foram perseguidos e até mesmo apedrejados por algumas pessoas, enquanto que outros recebem quase que diariamente a errônea alimentação por parte de alguns simpatizantes", afirmou.

O jacaré-de-papo-amarelo é sempre visto na Lagoa de Marapendi


De vez em quando é comum verificarmos, até na grande imprensa, notícias de jacarés passeando em plena Avenida das Américas ou vistos em algum condomínio do Recreio dos Bandeirantes ou Barra da Tijuca. Isso acontece muitas vezes após passagens de frentes frias, porém o biólogo nos revela os motivos dos répteis estarem fora da lagoa.

"É importante sabermos que a pressão antrópica sempre foi realizada impactando os animais, pois a APA de Marapendi nunca foi em direção à comunidade. É justamente o contrário: a comunidade é que se estabeleceu muito próxima à APA. Para se ter ideia, segundo o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), documento federal de referência para a gestão de UC, as APAs devem conter uma zona de amortecimento com três quilômetros de diâmetro para que os animais possam transitar sem impactar a sociedade e sem serem impactados pela mesma. Essa recomendação nunca foi seguida na região, pois se a zona de amortecimento existisse, não haveria construções e residências nem mesmo do outro lado da Avenida das Américas. A proximidade da sociedade com a APA de Marapendi e, em particular com a lagoa, é o que gera o aparecimento de capivaras em estacionamentos de restaurantes ou de jacarés em piscinas de escolas. Em dias chuvosos, por exemplo, os animais confundem seus limites territoriais e necessitamos de bom senso e de respeito àqueles que se aproximam de nossas residências. Afinal, fomos nós que invadimos o habitat deles", disse.

Bateu a curiosidade em você de chegar perto dos jacarés? Fale com a BARRABALSAS. Equipe com marinheiros, biólogos e músicos. Balsas com até 120 lugares. Ligue para (21) 2498-2587 ou mande um e-mail para barrabalsas@gmail.com e personalize o seu passeio. Mais informações no site www.barrabalsas.com.br.


Texto: Eduardo Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça a Lagoa de Marapendi

Cinco plantas que são destaques no Pantanal Carioca