Cinco plantas que são destaques no Pantanal Carioca

      Ao longo de toda a extensão da Lagoa de Marapendi, os animais chamam a atenção e são facilmente encontrados para uma foto ou até um aceno tímido das crianças. Os jacarés, capivaras e diversos tipos de aves são as atrações. Mas a flora da região também é bastante diversificada e plantas nativas e exóticas, por exemplo, serão retratadas aqui.

Antes de destacarmos as cinco plantas que você não pode deixar de observar em um passeio na Lagoa de Marapendi, aqui vai uma breve explicação sobre as diferenças entre as espécies nativas e exóticas: as nativas, como o próprio nome sugere, são as que nascem e são bem comuns naquele lugar. Elas não têm qualquer tipo de intervenção do homem. Já as plantas exóticas são exatamente o contrário e não possuem origem no ecossistema e, com a intervenção de seres humanos, chegaram ali. Há ainda os tipos de exóticas invasoras, que ameaçam a região de alguma maneira.

Agora que já conhecemos o que distingue as plantas nativas das exóticas, chegou a vez de dizermos as cinco espécies de plantas que são destaques no Pantanal Carioca:

1 - Mangue-vermelho

Sim, o mangue-vermelho é um tipo de árvore nativa que cerca por muitos quilômetros a Lagoa de Marapendi. Se você olha para o conjunto verde que as folhas formam, pois deve raspar a casca para entender melhor o nome da planta e assim encontrará a cor avermelhada da espécie.





2 - Figueira

Outro tipo de árvore que pode até não crescer muito, porém famosa pelo fruto que produz, o figo. É comum em regiões tropicais e gosta bastante de água. Talvez por isso seja comum na Lagoa de Marapendi. As figueiras também são do tipo de especies nativas e uma das curiosidades é que são conhecidas por Adão ter vestido as folhas da planta para não ficar nu, algo retratado na Bíblia.

3 - Aroeira

Mais uma planta nativa, a aroeira é bastante comum no paisagismo das cidades, já que se adapta facilmente aos diversos tipos de ambiente. Ela possui, geralmente, altura entre 5 e 9 metros. Dentre os vários benefícios medicinais do chá da espécie estão os auxílios em problemas respiratórios e e de tratamento de infecções.





4 - Amendoeira

Chegou a vez de falarmos de uma planta exótica da região, porém também famosa pelo fruto que fornece: a amêndoa. A espécie também é reconhecida no meio medicinal para reduzir colesterol considerado ruim, por exemplo, e as sementes são utilizadas para a fabricação de óleos e essências.     

5 - Zebrina

Também conhecida como Lambari, a zebrina é uma planta rústica, mas com um lindo visual com a mistura das cores verde, cinza e roxo. A espécie exótica no Pantanal Carioca gosta de sombra e são encontradas facilmente em cultivos de plantios em jarros ou jardineiras.




Destacamos cinco plantas que formam a paisagem única ao redor da Lagoa de Marapendi. Se você quiser conhecer muito mais, entre em contato com a BARRABALSAS e nós garantimos o seu passeio. E nós nem falamos da pitangueira, bromélias, cactos, jarrinhas, casuarina e muito mais. Acesse www.barrabalsas.com ou ligue para (21) 2498-2587.

Texto: Eduardo Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça a Lagoa de Marapendi

Papo de jacaré