Um Pantanal no Rio de Janeiro

Certamente, alguma vez, você já ouviu falar do Pantanal, aquele bioma conhecido pelos alagamentos, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e que ainda é encontrado em partes do Paraguai e da Bolívia. Afinal, são mais de 250 mil quilômetros quadrados de extensão e muita savana estépica. Há quem pensou na telenovela de mesmo nome exibida pela extinta Rede Manchete em 1990 e que revelou artistas consagrados nos dias de hoje, como Claudio Marzo, Cassia KIs Magro e Marcos Palmeira, entre outros.

Após muitas lembranças, O Blog BARRABALSAS apresenta o Pantanal Carioca. Sim, em pleno Rio de Janeiro existe um lugar que ficou conhecido popularmente por este nome no complexo lagunar dos bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá. Visitantes do local encontraram semelhanças com o verdadeiro Pantanal: os animais, a própria paisagem deslumbrante e algumas características dos biomas dos lugares. O biólogo Vinicius Thees, porém, nos ensina algumas diferenças dos dois destinos.

Os colhereiros são uma das atrações do Pantanal Carioca  (Foto: Barrabalsas)


"A expressão surgiu devido às semelhanças com o Pantanal, principalmente no meio do ano, quando a Lagoa de Marapendi tem a presença de um grande número de garças. Além das garças, outros animais como as capivaras e jacarés contribuíram para esta comparação. É importante destacarmos que se tratam de dois biomas diferentes, com peculiaridades consideráveis, como por exemplo, a diferença nas espécies de jacarés. Aqui temos o jacaré-de-papo-amarelo, enquanto no Pantanal, o jacaré-do-pantanal", explicou.

O Pantanal Carioca ainda é um destino pouco explorado pelo turismo, mas com grande potencial para os moradores da cidade e turistas terem um contato único com a natureza. Conheça o Pantanal Carioca com a BARRABALSAS. Equipe com marinheiros, biólogos e músicos. Balsas com até 120 lugares. Ligue para (21) 2498-2587 ou mande um e-mail para barrabalsas@gmail.com e personalize o seu passeio. Mais informações no site www.barrabalsas.com.br.


Texto: Eduardo Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça a Lagoa de Marapendi

Papo de jacaré

Cinco plantas que são destaques no Pantanal Carioca